Depois de abandonar a política de “covid zero”, a China alterou a forma de contabilizar as mortes provocadas pela doença. Pequim diz nos últimos sete meses morreram oito pessoas vítimas de covid-19. A Organização Mundial da Saúde contesta os números e há relatos de enormes filas nos crematórios da capital, tal como demonstra a reportagem da Sky News, parceira da SIC.
Vários crematórios começam a funcionar logo ao início da manhã. Um deles, localizado na zona leste de Pequim, é supostamente só para mortes relacionadas com a covid.
No exterior da infraestrutura várias ambulâncias iam chegando, assim com carros com caixões. As muitas viaturas aguardavam para entrar. Muitas delas há mais de três horas.
Do outro lado da cidade as famílias reuniram-se para fazer o luto e recordar. Uma grande vaga de covid está a atingir esta cidade, mas oficialmente quase ninguém morreu .
“Não acredito nos dados do Governo sobre isto. Não acredito. Ela tinha 73 anos e não tinha doenças graves. De início, ela não se apercebeu de que o estado dela era grave, portanto não foi para o hospital. Foi levada para o hospital inconsciente e morreu no mesmo dia. Nunca pensei que este vírus matasse pessoas tão facilmente”, revelou um cidadão que não qui ser identificado.
É impossível dizer ao certo quantas pessoas têm morrido, mas ao que tudo indica têm sido mais do que o normal.
Ao longo da reportagem da Sky News, as autoridades intervieram e tentaram agarrar a câmara de filmar. Era comum haver uma forte presença policial ou um grande esforço de obstrução nos locais que a equipa de jornalistas tentou gravar.
Há uma clara pressão sobre o sistema de saúde chinês. Os hospitais têm recursos insuficientes e não há camas suficientes nos Cuidados Intensivos.
Colapso dos hospitais chineses
A política "zero covid" foi abandonada abruptamente, algo que o país não estava preparado. Embora Pequim consiga aguentar melhor a pressão sofrida, as povoações mais pequenas não conseguem.
Ainda não é evidente qual é a gravidade da situação, mas é espectável que piore.