Coronavírus

Regresso às aulas? “Balanço é muito positivo”, diz ministro da Educação

O ministro garante que há “uma enorme vontade das comunidades escolares” de voltarem às escolas.

“O balanço é muito positivo, há uma enorme vontade das comunidades escolares voltarem fisicamente às escolas, depois desta interrupção letiva de Natal e com esta semana de contenção”, afirmou esta segunda-feira o ministro Tiago Brandão Rodrigues.

Foi na Escola Básica e Secundária de Idães, concelho de Felgueiras, que o governante assinalou o recomeço do ano letivo. Esta escola, no distrito do Porto, foi o primeiro estabelecimento de ensino do país a encerrar, no dia 7 de março do ano passado, quando surgiram os primeiros casos de covid-19 na região de Felgueiras e Lousada.

“Para mim. é muito significativo poder estar aqui nesta freguesia de Idães, do concelho de Felgueiras. Se bem se recordam, foi uma das primeiras escolas, mesmo antes daquele dia 12 de março, em que se decretou o fecho de escolas, no dia 16 de março de 2020. No fim de semana anterior houve um surto aqui, havia alguns casos, havia um desconhecimento muito grande relativamente à covid-19, que era nova no país”, recordou hoje, acompanhado pelo presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, e pelos diretores do estabelecimento.

Tiago Brandão Rodrigues recordou os primeiros dias da covid-19 em Portugal, referindo ser “muito importante ver o exemplo de Felgueiras, de Idães e de algumas escolas desta região do Sousa e Tâmega”.

É importante hoje estarmos aqui a representar as comunidades educativas de todo o país”, reforçou, precisando que hoje regressaram à escola “mais de um milhão de alunos, desde o jardim-de-infância até ao 12.º ano, e também no ensino superior”.

“Isso é muito importante”, concluiu.

COM LUSA

Saiba mais

Últimas