A Suíça impôs restrições às viagens de Portugal e muitos passageiros que iam embarcar, no Aeroporto de Lisboa, foram apanhados de surpresa pela decisão.
A partir desta terça-feira, Portugal faz parte da lista suíça de países onde circulam variantes consideradas preocupantes, devido à variante Ómicron.
Todos os viajantes, maiores de 16 anos, provenientes de Portugal terão de apresentar um teste negativo à covid-19, mesmo que estejam totalmente vacinados. Será também obrigatório cumprir um período de 10 dias de quarentena, incluindo crianças. E após chegada à Suíça, entre o quarto e sétimo dia, os passageiros têm ainda de fazer um teste rápido ou PCR.
A medida entrou em vigor à meia-noite desta terça-feira e apesar de alguns passageiros compreenderem as restrições impostas a Portugal, outros consideram um exagero e queixam-se do transtorno que a quarentena obrigatória à chegada vai causar.
Para além de Portugal, outros países foram também adicionados à lista suíça de países com a variante Ómicron e estão sujeitos a restrições de entrada: Angola, Austrália, Dinamarca, Zâmbia, Nigéria, Japão e Canadá.
SAIBA MAIS
- Suíça coloca Portugal na lista de países onde circulam variantes consideradas preocupantes
- Variante Ómicron em Portugal: "Não sei exatamente o que a DGS fez nos últimos dias"
- Covid-19: Reino Unido regista 14 casos da Ómicron
- Covid-19: nova variante é "excelente estímulo" para adesão à vacina de reforço, defende especialista
- Covid-19: “Há evidência muito forte” que a Ómicron é mais transmissível
- Covid-19: Cidadãos fora da UE precisam de teste ou certificado de recuperação para entrar em Portugal
- Ómicron: o que já se sabe sobre a nova variante da covid-19