Coronavírus

Covid-19: Dinamarca confirma primeiros dois casos da variante Ómicron

Casos confirmados são de dois viajantes oriundos da África do Sul.

SIC Notícias

Lusa

As autoridades de saúde dinamarquesas confirmam, este domingo, os primeiros casos de infetados com a variante Ómicron do novo coronavírus, em dois viajantes oriundos da África do Sul.

"Terminámos a sequenciação dos testes de PCR de dois viajantes e podemos confirmar que se trata de dois casos da variante Ómicron. Era previsível. A nossa estratégia é continuar com a intensa vigilância de contágios", informa, em comunicado, o instituto estatal de saúde dinamarquês Serum.

As duas pessoas contaminadas estão isoladas e as autoridades iniciam agora o rastreamento de contactos próximos.

A nova variante, inicialmente detetada na África do Sul, tem levado vários países a suspenderem os voos para a África Austral, devido ao elevado número de mutações que apresenta, o que a levou a ser classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de risco.

A Dinamarca passou a exigir testes negativos para viajantes da África do Sul e seis outros países da região (Lesoto, Moçambique, Zimbábue, Botswana, Namíbia e Suazilândia).

As autoridades sanitárias dinamarquesas também recomendam a todos os viajantes oriundos da África Austral, desde o passado dia 12, que façam um teste de PCR e se isolem até obterem um resultado negativo, até seis dias após a sua entrada.

Saiba mais

Últimas