O regresso ao estado de emergência é uma medida que não está em cima da mesa, garantiu esta quarta-feira o Presidente da República, em Málaga.
Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou que é possível decretar o estado de emergência mesmo com o Parlamento absolvido, mas continuou a afastar a hipótese.
"Lembrem-se que quando não renovei mais o estado de emergência nós estavamos nas fasquias que considerava relevantes e que estavam muito, muito, muito longe das fasquias atuais quer em número de internados nos cuidados intensivos, quer em número de internados em geral. Portanto, não é uma questão que se coloque", disse o Presidente da República.
Uso de máscara: "Se Governo tomar iniciativa, acompanho"
Sobre o uso obrigatório de máscara na rua, o Presidente lembraou que tem de ser o Governo a avançar com a medida, mas, se for essa a decisão, não se oporá.
- Uso obrigatório de máscara, confinamento ou teletrabalho: é preciso estado de emergência?
- Covid-19: pneumologistas defendem uso de máscara na rua
- Secretário de Estado da Saúde defende uso da máscara em qualquer circunstância
- Covid-19: taxa de incidência aumenta de forma significativa
- Covid-19: EMA avalia pedido para comercialização da vacina da Novavax