O centros comerciais abriram as portas esta segunda-feira. Há mais de três meses que só funcionavam os serviços essenciais, como era o caso das farmácias ou dos supermercados.
Esta nova fase de desconfinamento está a ser encarada com uma expectativa elevada. Os clientes voltaram a percorrer os corredores e, a vontade é tanta que, logo nos primeiros minutos da manhã, houve quem fizesse fila para as compras.
A segurança é a principal prioridade e as regras estão à vista até dos mais distraídos. Começam logo na entrada, onde existem sistemas de controlo que gerem o número de pessoas no interior dos estabelecimentos e seguranças que controlam o cumprimento das medidas impostas.
A nova fase de desconfinamento terá horários a cumprir: durante a semana, as lojas de retalho e os hipermercados terão de encerrar às 21:00 horas. Já os restaurantes e os cinemas poderão ir mais além e as portas podem ficar abertas até às 22:00 horas e 00:00 horas, respetivamente.
Durante o fim de semana e feriados, as regras são mais apertadas. O comércio e a restauração terão de deixar de funcionar a partir das 13:00 horas. Os hipermercados poderão estar abertos até às 19:00 horas.