Coronavírus

Bayer vai produzir vacina contra a covid-19 da concorrente CureVac

O objetivo é o de produzir 160 milhões de doses até 2022.

Laboratório CureVac em Tuebingen, Alemanha
Andreas Gebert / Reuters

SIC Notícias

A gigante farmacêutica alemã Bayer anunciou hoje que vai produzir a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo seu concorrente CureVac a partir de 2022.

"Temos as competências para produzir a vacina de mRNA da CureVac", disse o diretor do grupo farmacêutico, Stefan Oelrich, em conferência online, acrescentando que o objetivo é o de produzir 160 milhões de doses até 2022.

Ao fabrico na Bayer junta-se a produção na rede da CureVac de 300 milhões de doses este ano e mil milhões em 2022, explicou Franz-Werner Haas, chefe da CureVac, cujo projeto de vacina está atualmente na fase 3 dos testes clínicos e “em processo de certificação”, sublinhou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, na mesma conferência de imprensa.

Garantir a produção de vacinas a longo prazo é ainda mais importante face a possíveis mutações ou a necessidade de uma segunda vacinação após um ou mais anos, explicou Spahn.

A Bayer e a CureVac, com sede em Tübingen (sudoeste da Alemanha), anunciaram uma parceria no início de janeiro para acelerar o desenvolvimento da vacina CVnCoV.

"A Bayer trará sua experiência e infraestruturas em áreas como operações clínicas, assuntos regulatórios, farmacovigilância, informações médicas, desempenho da cadeia de abastecimento", disseram na altura as duas empresas em comunicado.

A Comissão Europeia já assinou contrato com esta start-up especializada em RNA mensageiro, para a compra de 405 milhões de doses da vacina.

Mais de 2,2 milhões de mortos e mais de 102 milhões de infetados a nível mundial

A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 2.219.793 pessoas e mais de 102,5 milhões foram infetados com o novo coronavírus, segundo um balanço feito pela agência francesa France Presse.

Os países que registam mais mortos são os Estados Unidos, o México e o Brasil.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global

Últimas