A Agência Europeia do Medicamento reúne-se esta sexta-feira para decidir se aprova a distribuição na União Europeia da vacina produzida pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford.
A recomendação para a distribuição desta vacina contra a covid-19 pode ser emitida já esta sexta-feira se os dados fornecidos pela farmacêutica forem "suficientemente completos".
Desentendimento com a Alemanha
A vacina da AstraZeneca esteve na quinta-feira no centro de um desentendimento entre a farmacêutica e a Comissão de Vacinação alemã, que anunciou não a recomendar para pessoas com mais de 65 anos.
A Comissão de Vacinação alemã explica que os dados disponíveis atualmente são «insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas além dos 65 anos».
No parecer, divulgado esta quinta-feira pelo ministério da Saúde alemão, a comissão considera que "ao contrário das restantes de RNA, só deve ser administrada a pessoas entre os 18 e os 64 anos".
"A vacina contra a covid-19 da AstraZeneca é atualmente recomendada unicamente para pessoas entre os 18 e os 64 anos», escreveu a Comissão de Vacinação (STIKO) num documento consultado pela AFP.
A AstraZeneca veio depois dizer que a vacina é eficaz neste grupo etário.