Até 15 de janeiro o Brasil vai entregar toda a documentação para o registo da vacina da AstraZeneca. A previsão é de que o primeiro milhão de doses chegue ao país entre 8 e 12 de fevereiro.
Ainda não foi definida uma data para começar a vacinar, mas o Ministério da Saúde brasileiro espera que seja entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, isto se os fabricantes das vacinas receberem, entretanto, autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A vacina vai ser produzida na Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil.
ASTRAZENECA GARANTE TER "A FÓRMULA VENCEDORA" CONTRA A COVID-19
"Acreditamos que encontrámos a fórmula vencedora e como alcançar uma eficácia que, com duas doses, é tão elevada como as outras" vacinas, declarou o diretor-geral da AstraZeneca Pascal Soriot ao Sunday Times, garantindo uma "proteção a 100%" contra as formas mais graves da covid-19.
Dados publicados no início de dezembro na revista médica The Lancet indicaram que a vacina é 62% eficaz quando administrada em duas doses completas, mas 90% eficaz quando administrada metade da primeira dose seguida de uma dose completa na segunda.
A vacina da AstraZeneca deverá ser também eficaz contra a nova variante do vírus que se propaga rapidamente, é pelo menos essa a convicção de Pascal Soriot.
"Acreditamos que a nossa vacina seja eficaz contra a variante do novo coronavírus", disse o diretor-geral da AstraZeneca esta quarta-feira, em entrevista à BBC.