A Comissão Europeia está a aguardar o parecer da Agência Europeia de Medicamentos em relação à vacina da Moderna contra o novo coronavírus.
O parecer deverá ser conhecido na reunião de dia 6 de Janeiro.
A vacina da Moderna é a segunda a ser administrada nos Estados Unidos da América.
A primeira pessoa a receber a vacina foi Mandy Delgado, enfermeira dos cuidados intensivos do Hospital de Hartford no Connecticut.
A vacina da Moderna tem menos exigências de transporte e conservação, o que facilita e acelera a distribuição e é, por isso, mais barata. Também é tomada em duas doses com três semanas de intervalo.
Comissão Europeia dá luz verde à vacina da Pfizer
A Comissão Europeia aprovou esta segunda-feira a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, horas depois da aprovação pela Agência Europeia do Medicamento.
"Hoje acrescentámos um importante capítulo ao nosso combate contra a covid-19. Tomámos a decisão de disponibilizar aos cidadãos europeus a primeira vacina contra a covid-19. Concedemos autorização comercial condicional à vacina produzida pelo BioNTech e Pfizer", anunciou Ursula von der Leyen, numa declaração à imprensa desde a sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.
A Comissão Europeia autoriza assim a colocação no mercado da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.
A vacina, desenvolvida pela norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech, revelou uma eficácia de 95% na prevenção da covid-19, segundo os resultados finais e completos do ensaio clínico em larga escala, divulgados em novembro.