A situação continua preocupante no distrito de Vila Real onde foram identificados mais dois surtos de Covid-19. Há a registar agora 30 casos no lar de Vilar de Maçada, em Alijó, e 20 infetados numa instituição de apoio a deficientes, em Valpaços.
Os primeiros casos de covid-19 entre os funcionários de um instituição para deficientes em Valpaços foram conhecidos na semana passada. Feito o rastreio ao universo do lar residencial destinado a portadores de deficiência mental foram identificados ao todo 20 infetados.
Apenas um utente testou negativo para o novo coronavirus e está isolado num quarto. Os restantes também se vão manter na estrutura residencial, um desafio para os seis funcionários que estão ainda disponíveis para trabalhar e que contam com a ajuda de outras valências da instituição.
No geral, estão todos bem, com poucos sintomas.
O mesmo cenário num lar em Vilar de Maçada, Alijó, onde o primeiro caso positivo foi identificado há mais de uma semana e já vai em 30 casos.
Apenas um idoso teve de recorrer ao serviço de urgência devido a outras patologias crónicas. O isolamento é feito em casas individuais contíguas ao lar, onde já residiam. Os funcionários estão a trabalhar em espelho para continuar a garantir o funcionamento da IPSS.
Medidas para evitar que o surto se continue a alastrar. Nesta altura, o distrito de Vila Real tem cerca de 1200 casos ativos de covid-19.
VEJA MAIS NO ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS
- Primeiras vacinações em Portugal para a Covid-19 podem acontecer no princípio de 2021
- Covid-19. Novas medidas vão ser anunciadas no sábado
- Covid-19 em Portugal. Pico de infeções diárias previsto para o final do mês
As notícias mais recentes em https://sicnoticias.pt/ultimas