Coronavírus

Covid-19: 44 cidadãos da Guatemala deportados dos EUA acusam positivo

Depois de um dos testes dar positivo, todos os outros passageiros, que ficaram em quarentena no aeroporto, foram também testados.

Esteban Biba

Lusa

Quarenta e quatro cidadãos da Guatemala que foram deportados esta semana dos Estados Unidos da América, num voo com 76 passageiros, acusaram positivo no teste à covid-19 feito à chegada ao país, informou na quinta-feira um responsável governamental.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do país da América Central, Pedro Brolo, disse à agência Associated Press que o Governo suspendeu novamente os voos de deportação com destino ao país, sem especificar o motivo, mas adiantando tratar-se de uma medida temporária.

O avião com os passageiros infetados aterrou na Cidade da Guatemala, capital, na segunda-feira com três passageiros a apresentar sintomas do novo coronavírus, que foram imediatamente separados para a realização do teste.

Depois de um dos testes dar positivo, todos os outros passageiros, que ficaram em quarentena no aeroporto, foram também testados e mais 43 deram positivo.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 141 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (31.590) e mais casos de infeção confirmados (648 mil), enquanto a região da América Latina e Caribe contabiliza 3.702 mortos num total de 80.706 casos.


Últimas