Coronavírus

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

Homem infetado com Covid-19 tinha regressado de Itália.

LYNN BO BO

SIC Notícias

Lusa

Foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que chegou a São Paulo vindo de Itália a 21 de fevereiro. É o primeiro infetado na América Latina.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o quadro clínico é estável e não necessidade de internamento. O paciente vai, por isso, ficar em casa em isolamento nos próximos 14 dias.

O Brasil passa, assim, a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo coronavírus que já matou mais de 2.700 pessoas em todo o mundo.

O homem terá viajado sozinho em trabalho entre os dias 9 e 21 de fevereiro para a região da Lombardia, no norte de Itália, uma das regiões do país com um surto da epidemia mais ativo, segundo a comunicação social local.


As autoridades brasileiras dão conta de que o homem se encontra estável, com sinais brandos da doença, e ficará em isolamento familiar.


O caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus na tarde de ontem e confirmado pelo laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, que fez as análises.


O Ministério da Saúde divulgará oficialmente o resultado final da investigação em Brasília às 11 horas locais (14:00 em Lisboa), numa conferência conjunta do titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário paulista da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.


São Paulo investiga mais três casos suspeitos, todos de doentes adultos, dois na capital e um no município de Bauru, no interior daquele estado brasileiro.


Todos os casos em investigação são relativos a viajantes que regressaram de países pertencentes à lista de vigilância do Ministério da Saúde brasileiro, que inclui a Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietname, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.

A embaixada do Brasil em Roma anunciou ontem que "o governo brasileiro não estabeleceu restrições a voos provenientes da Itália".

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

Além de 2.715 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

Veja também:

MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS

Últimas