Já há 10 cidades chinesas, na região central de Hubei, em isolamento. Depois das autoridades terem isolado Wuhan, ponto de origem da infecção provocada pelo coronavírus, a quarentena estendeu-se a outros 9 municípios, e são agora mais de 40 milhões de pessoas que não podem sair.
Não há aviões, combóios, ferrys nem autocarros e as autoestradas estão bloqueadas. Mas o impacto da doença não se limita ao centro da China.
O governo de Pequim cancelou dezenas de eventos públicos e mandou encerrar a maior parte das grandes atrações turísticas do país, incluíndo, partes da Grande Muralha, vários templos e os palácios da Cidade Proibida, na capital.
Em Hong Kong e em Macau, foram canceladas várias celebrações do Ano Novo e adiados diversos eventos desportivos.
Já há mais de 830 casos confirmados de pessoas infectadas, das quais pelo menos 26 morreram e dezenas estão ainda internadas, mais de 170 em estado grave.
Entre os mortos, estão duas pessoas que não viviam na região de Hubei e um homem de 36 anos que é a vítima mortal mais nova.
Para fazer face ao elevado número de doentes, está a ser construído um novo hospital, em Wuhan, em tempo recorde.
As autoridades dizem que terá capacidade para mil camas e que estará pronto, o mais tardar, no final da próxima semana.
Milhares de operários, engenheiros e técnicos foram chamados para a obra que terá várias áreas de isolamento para os infectados e alojamentos para os médicos e enfermeiros, entretanto convocados.
Fora da China, a Coreia do Sul e o Japão já confirmaram dois casos de pessoas infectadas, Singapura, 3 e a Tailândia, 4.
Estados Unidos, Taiwan e o Vietname, também já registaram, pelo menos 1 doente. Mas em todos estes países, e em diversos outros, há mais pessoas que estão a ser testadas por terem sintomas iguais ao da pneumonia viral e terem estado em contacto com quem regressou da China.
A organização mundial da saúde diz que ainda é cedo para decretar uma emergência internacional mas reconhece que isso pode vir a acontecer se o coronavírus continuar a espalhar-se pelo mundo.