A PHDA é uma doença do neurodesenvolvimento, o que significa que tem origem numa fase muito inicial da vida, em que o cérebro ainda está a desenvolver-se. Isto é diferente de uma depressão ou ansiedade por exemplo, que surgem habitualmente mais tarde na vida.
Estima-se que 8 a 10% das crianças entre os 4 e 17 anos tenham PHDA e idealmente o diagnóstico é feito nesta idade. Mas por ter sintomas difíceis de caracterizar, passa muitas vezes despercebida.
Na idade adulta, os sintomas podem manifestar-se de forma diferente, mas quando se faz uma boa história clínica, é habitual percebermos que a PHDA esteve sempre lá.
A PHDA pode apresentar-se de diferentes formas. Às vezes com um predomínio de hiperatividade outras de défice de atenção. Mas ter défice de atenção não é igual a ter PHDA, pois pode ser a manifestação de outra doença, como uma depressão ou ansiedade. Há quem seja altamente funcional mas há quem veja a vida social, pessoal e profissional alterada.
Assista ao vídeo da Consulta Aberta desta semana e perceba se o que sente se trata apenas de entusiasmo, muita energia, e um tempo de atenção tão curto quanto os vídeos de tik tok que tantas pessoas agora veem.