O preço dos combustíveis vai baixar na próxima semana. É uma das maiores descidas dos últimos meses. A gasolina vai ficar mais barata 7,5 cêntimos, enquanto o Gasóleo diminui 6,5 cêntimos.
O que explica uma queda tão substancial? José Gomes Ferreira, diretor-adjunto de informação da SIC, diz que há duas principais razões.
A primeira "tem mesmo a ver com a descida do preço do crude Brent nos mercados internacionais”, começa por referir o jornalista, lembrando o “grande impacto das medidas anunciadas pela administração de Donald Trump”.
No entanto, e não obstante a ser uma notícia “importante para o consumidor”, a descida do petróleo pode ser negativa no longo prazo.
“Há dois indicadores que parecem ser favoráveis mas na verdade indicam que há perspetiva de crise: a descida do crude Brent e a descida dos juros nos bancos centrais. São medidas interpretadas num primeiro momento como boas, mas na verdade têm por trás razões menos boas”, explica José Gomes Ferreira.
A segunda razão que explica a descida do preço dos combustíveis é “a valorização relativa do euro face ao dólar”. A moeda norte-americana tem vindo a cair, algo que também está ligado à guerra comercial lançada pelos Estados Unidos.