O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, anunciou a sua candidatura à liderança da autarquia nas próximas eleições autárquicas. A confirmação foi dada pelo próprio, em declarações à SIC Notícias.
O número dois de Rui Moreira junta-se assim aos candidatos já confirmados: o atual ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e o ex-ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Em fevereiro deste ano, Rui Moreira já tinha apontado Filipe Araújo como um potencial candidato à Câmara Municipal do Porto, mas o vice-presidente do município considerou que não era ainda o momento certo para anunciar a sua candidatura.
Filipe Araújo anuncia candidatura à CM Porto
Em entrevista à SIC Notícias, Filipe Araújo garantiu a continuidade do crescimento e da transformação da cidade do Porto, tal como a autarquia habituou os habitantes ao longo dos últimos 12 anos.
No entanto, prefere não comentar se tem (ou não) o apoio do atual presidente da CM do Porto: "Como é público, Rui Moreira já afirmou várias vezes que tentará manter-se afastado desta disputa que haverá nas próximas eleições autárquicas."
O atual vice-presidente da CM do Porto revela que irá encabeçar uma lista de cidadãos com nome próprio, intitulada "Filipe Araújo – Fazer à Porto", com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora pela autarquia.
"Rejeitaria o apoio do Chega? Sim."
Embora pertençam ao mesmo espectro político, Filipe Araújo não vê Pedro Duarte como o seu "principal concorrente" e afasta qualquer ideia de divisão no eleitorado. Defende que a sua prioridade é apresentar as melhores soluções para os portuenses.
Nesta linha de raciocínio, considera prematuro falar de possíveis cenários pós-eleitorais, mas deixa uma garantia em relação ao Chega de André Ventura.
"Aceitamos o apoio de todos os partidos que consideramos democráticos. Só aceitamos aqueles que se revejam nos princípios que defendemos, e onde o Chega não tem essa presença."
[Artigo atualizado às 21:39]