De acordo com o diário belga La Dernière Heure, "um importante arsenal de explosivos e produtos químicos" terá sido descoberto pela polícia belga em operações de buscas realizadas na sexta-feira à noite na comuna de Molenbeek, informação ainda não confirmada pelas autoridades.
Apelando à população para estar "prudente e vigilante mas sem entrar em pânico", Charles Michel anunciou a entrada em vigor de medidas imediatamente operacionais em quatro domínios: a diminuição do número de grandes eventos públicos, restrições em matéria de transportes públicos, reforço da capacidade de mobilização de polícias e militares, e a abertura de uma linha telefónica (1771) dirigida ao centro de crise.
"Recomendamos à população que respeite o conjunto de conselhos de segurança e se mantenha informada, utilizando as vias de comunicação oficiais", declarou o primeiro-ministro em conferência de imprensa, hoje, em Bruxelas.
"Após a última avaliação, o gabinete de crise aumentou o alerta para o nível quatro, o que significa uma séria ameaça na região de Bruxelas", refere a declaração divulgada uma semana após os ataques do Daesh em Paris e que fez 130 mortos.
"A análise que foi efetuada demonstra uma ameaça séria que requer medidas específicas de segurança assim como a divulgação de recomendações especiais junto da população", acrescenta o gabinete de crise que depende do Ministério do Interior.
Em Bruxelas, a circulação do Metro vai estar suspensa ao longo deste sábado. A empresa de transportes públicos de Bruxelas STIB explicou que a situação será avaliada diariamente, e que não afecta os autocarros.
O Centro de Crises belga tinha aconselhado o Governo da região de Bruxelas a interromper a circulação do metro no fim de semana.
Segundo o Centro, é importante difundir o quanto antes a informação do aumento do alerta de segurança "para que toda a gente esteja informada a partir desta manhã".
O Centro de Crises aconselha também as autoridades administrativas dos 19 distritos da região de Bruxelas a cancelar grandes eventos e a levar a cabo "uma comunicação dirigida à população" para que evitem lugares com grandes ajuntamentos de pessoas.
(EM ATUALIZAÇÃO)