Ataque no Centro Ismaili

Ataque ao Centro Ismaili: Não terá sido um ataque terrorista, mas sim um "crime associado à honra"

Daniel Pinéu, comentador da SIC, analisa as possíveis motivações do ataque com faca no Centro Ismaili.

SIC Notícias

As autoridades ainda estão a apurar as motivações que levaram um homem com cerca de 40 anos a entrar no Centro Ismaili, em Lisboa, e a atacar as pessoas que lá se encontravam. Pelo menos duas pessoas morreram, duas mulheres ismaelitas, na casa dos 20 anos e a outra na casa dos 40 anos. O comentador da SIC, Daniel Pinéu, acredita que não se tratou de um ataque sectário, nem de um ataque terrorista.

Daniel Pinéu fundamenta que os contornos deste ataque levam à teoria de que poderá ser um crime com motivações pessoais, sobretudo tendo em conta a identidade das vítimas mortais, duas mulheres ismaelitas.

“O padrão que seria mais expectável não é um padrão de um ataque terrorista, mas um padrão de uma disputa interpessoal”, afirma Daniel Pinéu.

O comentador da SIC vai mais longe na sua análise e aponta que o “tipo de crime por estar associado à honra”. Esclarece que este tipo de motivação não ocorre apenas na comunidade muçulmana e é registado em vários países da Europa como Alemanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido. Porém, em Portugal ainda não tínhamos registo deste tipo de crime.

Últimas