O comentador da SIC, Bernardo Ferrão, refere que “este debate é muito importante” para “traçar as diferenças” entre o líder do Partido Socialista, António Costa, e o líder do Partido Social Democrata, Rui Rio, em vésperas de eleições legislativas.
Em relação ao atual primeiro-ministro, considera que terá que “convencer os portugueses de que é possível uma maioria absoluta”, visto este ser o seu objetivo, “mesmo que nunca o diga com as palavras todas, acrescentando o comentador que lhe parece “difícil”.
Caso não alcance este resultado, Bernardo Ferrão considera que António Costa terá um futuro complicado, “porque tem queimado pontes, quer à Direita, quer à Esquerda”.
Já sobre o número um dos sociais-democratas, refere que “tem sido pouco afirmativo” na forma como fala do líder do PS e tem permitido que os líderes dos restantes partidos de Direita “possam brilhar”, de forma a tentar uma maioria de Direita.
Contudo, Bernardo Ferrão aponta a necessidade de, neste debate, Rui Rio “dizer por que [razão] é melhor que António Costa”.
Saiba mais
- Legislativas: número elevado de debates gera menor atenção e curta duração é entrave
- Legislativas: as propostas do PAN em sete áreas
- Legislativas: o programa do BE em sete áreas
- São Bento 2022: Saúde será um dos temas em destaque no debate Costa-Rio
- Legislativas: membros das mesas de voto com prioridade na vacinação