Alterações Climáticas

"Eliminem as cobras": ativistas manifestam-se em Baku contra lobbies dos combustíveis fósseis

A Conferência do Clima iniciou-se em Baku, no Azerbaijão, a 11 de novembro e vai decorrer até dia 22, tendo como grande tema de fundo as negociações sobre um acordo global em torno do financiamento do combate às alterações climáticas.

SIC Notícias

Pelo menos 1.770 representantes de lobbies do carvão, petróleo e gás participam na Conferência do Clima das Nações Unidas em Baku, no Azerbaijão, concluiu um novo relatório, que levanta preocupações sobre a influência da indústria do aquecimento global nas negociações.

Esses representantes superam as delegações de quase todos os países presentes na Conferência do Clima, mostra a análise da coligação Kick Big Polluters Out (KBPO), com as únicas exceções para o país anfitrião deste ano, o Azerbaijão, o país anfitrião do próximo ano, o Brasil, e a Turquia. Perante estas informações, vários ativistas manifestaram-se esta sexta-feira em Baku.

Estes dados surgem durante a primeira semana da Cimeira do Clima. Dias antes do início das conversações, Elnur Soltanov, vice-ministro da Energia do Azerbaijão e responsável executivo da COP29, foi filmado a facilitar acordos petrolíferos nas negociações.

Perante estas informações, vários ativistas manifestaram-se esta sexta-feira em Baku e exibiram cartazes onde se podia ler: "Mais de 1.700 lobistas", "Expulsem os grandes poluidores" e "Eliminem as cobras" e exibiam também uma grande cobra de papel que desfilou na manifestação.

"A Kick Big Polluters Out divulgou uma nova pesquisa que expôs que há mais de 1.770 lobistas de combustíveis fósseis a por esses mesmos corredores. Esses corredores deveriam ser os corredores da ação climática, mas em vez disso, temos mais de 1.700 cobras rastejando para envenenar a ação climática, espalhar as suas toxinas e matar a ação climática, tudo para que possam ganhar dinheiro", disse à agência Reuters uma das participantes na manifestação, Rachel Rose Jackson.

A COP29 iniciou-se em Baku, no Azerbaijão, no dia 11 de novembro e vai decorrer até 22 de novembro, tendo como grande tema de fundo as negociações sobre um acordo global em torno do financiamento do combate às alterações climáticas.

Para tal, estão em discussão a aplicação de metas climáticas para 2030, a promoção de novas tecnologias limpas e a importância de uma transição justa para todos os setores.

A delegação do Parlamento Europeu participará no encontro entre os dias 18 e 22 de novembro.

Últimas