Alterações Climáticas

Ministro neozelandês alerta para perigos das alterações climáticas

O ciclone tropical Gabrielle está a afetar o norte da Nova Zelândia e já provocou mortes. O ministro das alterações climáticas afirma que este tipo de fenómenos vai continuar se nada for feito.

SIC Notícias

A Nova Zelândia foi afetada pela passagem do ciclone tropical Gabrielle pela Ilha Norte, que deixou mais de 10.500 pessoas desalojadas e já fez, pelo menos, quatro mortos. O ministro das Alterações Climáticas relembrou que é preciso agir.

O Governo da Nova Zelândia alertou para a necessidade de agir perante as alterações climáticas. Numa altura em que o país está a sofrer os efeitos do ciclone Gabrielle que provocou inundações e deslizamentos de terra.

"Acho que nunca me senti tão triste ou tão zangado em relação às décadas perdidas que passámos a discutir sobre se as alterações climáticas eram ou não reais, sobre se eram ou não causadas pelos seres humanos, sobre se eram ou não más, sobre se devíamos ou não agir porque, claramente, estão a atingir-nos e, se não agirmos, a situação só irá piorar.", afirmou James Shaw, ministro das alterações climáticas.

Além disso, o governante alertou para a subida da temperatura e que este foi um “evento relacionado com as alterações climáticas”.

“Temos de parar de arranjar desculpas para não fazermos nada. Não podemos enfiar as cabeças na areia, quando a praia está a ficar alagada. Temos de agir, agora.”, pediu James Shaw.

Este fenómeno agreste levou a que o Governo da Nova Zelândia declarasse estado de emergência no país.

Últimas