Afeganistão

Afeganistão: pelo menos sete mortos em operação dos Talibã contra o Daesh

O grupo é particularmente ativo em torno da cidade de Jalalabad (leste), uma de suas fortalezas de longa data, onde já realizou ataques aos Talibã em várias ocasiões.

STRINGER

Lusa

Pelo menos três civis e quatro combatentes do Estado Islâmico (Daesh) da Província de Khorosan (EI-K) morreram numa operação dos talibã contra o grupo jihadista na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, indicou uma fonte policial.

"Até ao momento, quatro combatentes do EI-K morreram e 10 foram presos (...). Um deles explodiu-se dentro de uma casa", disse à agência France-Presse (AFP) o chefe da polícia provincial, Abdul Ghafar Mohammadi.

Esta operação contra o EI-K foi lançada por volta da meia-noite em quatro distritos da província e decorreu na manhã desta segunda-feira, declarou Mohammadi.

Um membro do serviço de informação dos talibã, que pediu anonimato, disse à AFP que pelo menos três civis morreram.

Desde o seu regresso ao poder em Cabul a 15 de agosto, os talibã, que estão a fazer da segurança a sua prioridade após décadas de guerra, enfrentaram uma onda de ataques liderados pelo EI-K.

O grupo é particularmente ativo em torno da cidade de Jalalabad (leste), uma de suas fortalezas de longa data, onde já realizou ataques aos talibãs em várias ocasiões.

O grupo extremista também tem como alvo a minoria xiita em Kunduz (nordeste), Cabul e na cidade de Kandahar, onde um ataque a uma mesquita em meados de outubro deixou pelo menos 60 mortos.

Criado em 2014, o ramo do EI-K no Afeganistão está presente principalmente no leste do país.

O grupo assumiu a responsabilidade por uma onda de ataques recentes em várias grandes cidades, apresentando-se como o principal rival dos talibãs.

O EI-K é de fação sunita, como os talibã, mas é ainda mais rigoroso que estes e defende uma jihad global.

SAIBA MAIS:

► ESPECIAL AFEGANISTÃO

Últimas