O Chefe do Estado-Maior dos EUA, General Mark Milley, disse que os talibãs estão a permitir aos cidadãos norte-americanos acesso ao aeroporto de Cabul, para deixarem o Afeganistão.
"Os talibãs estão a facilitar a passagem segura de cidadãos [norte-]americanos para o aeroporto, ou seja, detentores de passaportes" dos Estados Unidos, afirmou o General Mark Milley.
Mas a evacuação de diplomatas, outros estrangeiros e afegãos que trabalharam para os norte-americanos continua em condições difíceis em Cabul, que caiu nas mãos dos talibãs, segundo a agência de notícias francesa AFP.
Uma enorme ponte aérea foi posta em curso desde domingo, com aviões de todo o mundo a chegarem ao aeroporto de Cabul, cujos acessos são controlados pelos talibãs e que foi tomado por pessoas que querem asilo noutro país.
Militares dos EUA só saem do Afeganistão depois de todos os norte-americanos serem retirados
Os Estados Unidos podem manter presença militar no Afeganistão até todos os norte-americanos terem sido retirados, mesmo para lá do prazo fixado para a retirada, 31 de agosto, revelou hoje o Presidente Joe Biden.
Biden, que concedeu na quarta-feira uma entrevista ao canal ABC News, destacou que os EUA vão "fazer tudo que estiver ao alcance" para retirar do Afeganistão os norte-americanos e aliados antes de 31 de agosto.
Mas, quando pressionado sobre como o Governo irá agir se, naquela data fixada para a retirada militar dos norte-americanos, ainda permanecerem cidadãos dos EUA naquele país, Biden assegurou que a presença militar irá "ficar até todos saírem".
VEJA TAMBÉM:
- Afeganistão. Merkel e Biden coordenam operação de evacuação de civis
- Afeganistão. EUA rejeitam intervenção política de ex-Presidente Ashraf Ghani
- Cerca de 5 mil pessoas retiradas do Afeganistão nas últimas horas
- Manifestantes voltam a hastear bandeira afegã e os talibã respondem com tiros
- Grupo de mulheres num raro e corajoso protesto em Cabul
- Portugal espera receber refugiados afegãos "tão breve quanto possível"