Abusos na Igreja Católica

Associação de vítimas de abusos na Igreja Católica convoca protesto junto à Assembleia da República

A Associação Coração Silenciado vai organizar um protesto e uma conferência de imprensa no dia 27 de setembro, pelas 15h, junto às escadarias da Assembleia da República.

Design Pics/Nathan Lau

SIC Notícias

A Associação Coração Silenciado marcou para o próximo dia 27 de setembro, pelas 15h da tarde, uma conferência de imprensa e protesto junto às escadarias da Assembleia da República. Estarão presentes representantes de sobreviventes que residem atualmente em Espanha.

De acordo com um comunicado, a iniciativa surge na sequência do silêncio e falta de transparência da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o processo de compensações financeiras às vítimas, agravada pela ocultação dos pareceres individuais.

Também a Comissão de Fixação das Compensações Financeiras ainda não iniciou os trabalhos, contrariando o prazo prometido para 1 de setembro deste ano.

A associação denuncia ainda a inação do Estado português e dos deputados em dar seguimento à Resolução 2533 adotada e votada na Assembleia Parlamentar Conselho da Europa, a 26 de janeiro de 2024, que exige o reconhecimento dos abusos, indemnização às vítimas e melhoria na prevenção.

Últimas