O novo Patriarca de Lisboa admitiu esta terça-feira pagar indemnizações monetárias às vítimas de abusos na Igreja Católica. Depois de um encontro com o Presidente da Assembleia da República, D. Rui Valério disse que pode ser um apoio às vítimas para reconstruírem as suas vidas.
Nos corredores do Parlamento, em declarações aos jornalistas, o novo patriarca de Lisboa, que esta terça-feira foi também recebido por António Costa, sublinhou a “perspetiva de tolerância zero para com todas as formas de abuso”.
“Sendo eu iluminado por esse grande princípio do primado da pessoa e do direito que a pessoa tem à integridade da sua dignidade e de ser reparo nessa dignidade e nas feridas que sofreu, eu começo por atribuir à palavras indemnização um sentido muito extenso”, afirmou.
E continuou:
“Se a indemnização monetária for um apoio para que a pessoa se sinta restituída na integralidade da sua condição de ser humano, na sua capacidade de reconstruir a sua vida, nós temos que passar por esse caminho, temos que seguir essa estrada”, declarou.
D. Rui Valério tomou posse como patriarca de Lisboa no sábado, dia 2 de setembro, numa cerimónia onde fez questão de transmitir uma mensagem de solidariedade para com as vítimas de abusos. Sucede no cargo a D. Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.