Abusos na Igreja Católica

Santos Silva promete “apurar responsabilidades” sobre abusos na igreja

O Parlamento quer ouvir a Comissão Independente que estudou os abusos sexuais na Igreja e as autoridades eclesiásticas.

SIC Notícias

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, falou esta terça-feira sobre os abusos sexuais na Igreja, dizendo que são "uma violação grosseiríssima de direitos básicos das crianças".

As declarações foram feitas numa iniciativa do Parlamento dos Jovens, em Portalegre.

"À Assembleia da República diz respeito a dimensão mais grave deste processo que é a dimensão dos abusos sexuais cometidos contra crianças, que é uma violação grosseiríssima de direitos básicos das crianças e do dever dos adultos de proteger as crianças", garantiu o presidente da Assembleia da República.

O Parlamento quer ouvir a Comissão Independente que estudou os abusos sexuais na Igreja e as autoridades eclesiásticas, para que sejam apuradas responsabilidades.

"Nesse sentido, a primeira comissão, que é a de assuntos constitucionais já provou solicitar audições, quer à comissão independente, quer a autoridades eclesiásticas para que possamos todos saber o quê que está a ser feito para que isto não se volte a repetir e para que as responsabilidades sejam apuradas", disse Augusto Santos Silva.

De relembrar que no relatório divulgado pela Comissão Independente, admite-se que terá havido "no mínimo" 4.415 vítimas de abusos sexuais na Igreja.

Últimas