Abusos na Igreja Católica

D. José Ornelas admite que declarações não foram fáceis nem "adequadas"

O presidente da Conferência Episcopal diz, durante a conferência de imprensa sobre os abusos sexuais na igreja, não conseguiu transmitir o que "levava para dizer".

SIC Notícias

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa assume que a intervenção que fez na conferência de imprensa, realizada na semana passada em Fátima, foi desadequada. Numa entrevista exclusiva ao jornal Expresso, o bispo D. José Ornelas reconhece que não conseguiu transmitir o que pretendia dizer.

“Compreendo e assumo que aquela comunicação, naquele dia, não foi fácil, não foi adequada e eu também não fui feliz. Não correu bem. E isso eu assumo. Há outras circunstâncias, mas eu assumo. Não consegui passar aquilo que eu levava para dizer”, dizes o bispo D. José Ornelas.

Sobre o pagamento de indemnizações às vítimas dos abusos sexuais – que, segundo D. Manuel Clemente, poderiam ser considerado “um insulto” – o presidente da Conferência Episcopal considera que não se põe “um preço ao sofrimento”.

“Eu não vou pôr um preço ao sofrimento. Isso não. O sofrimento é [de] cada pessoa. Agora, tudo o que haja nesse sentido de ajudar a pessoa que sofreu, a esse sofrimento eu nunca vou virar a cara”, esclarece.

Últimas