À conquista de Marte

A primeira transmissão ao vivo e em direto de Marte

Durante uma hora, a ESA transmitiu imagens diretamente de Marte - o mais próximo que muitos de nós conseguirão estar do Planeta Vermelho.

AP

SIC Notícias

Para comemorar o 20.º aniversário da sonda Mars Express da ESA, a agência espacial europeia deu-nos a oportunidade de ver em direto imagens de Marte. Uma oportunidade única de estar o mais próximo que atualmente é possível de vermos Marte a vivo.

A ESA prometeu divulgar imagens novas a cada 50 segundos, à medida que são transmitidas diretamente da Câmara de Monitorização Visual (Visual Monitoring Camera ou Mars Webcam) a bordo da Mars Express, a sonda que orbita em redor de Marte há duas décadas e que continua altamente produtiva.

Filmagens em direto e ao vivo são muito raras

A maioria das observações das sondas espaciais são feitas durante períodos em que não estão em contacto direto com uma antena de uma estação na Terra. Os dados recolhidos são armazenados a bordo e transmitidos algumas horas ou mesmo dias depois, assim que a sonda estiver em contacto com a antena terrestre.

No caso da câmara Visual Monitoring Camera da Mars Express, geralmente é a cada dois dias que é enviado um novo lote de imagens para Terra, que é depois trabalhado e disponibilizado ao mundo.

Existem apenas alguns exemplos na história espacial de transmissões em direto: são os casos das missões DART e LCROSS da NASA, que filmaram as colisões intencionais com o asteroide Dimorphos e com a Lua, respetivamente, e, claro, as missões Apollo que enviaram as espetaculares imagens da Terra e dos astronautas a caminhar na superfície da Lua.

VISITE O ESPECIAL “À CONQUISTA DE MARTE”

Últimas