50 anos do 25 de Abril

As 24 horas que em 1974 mudaram a História de Portugal

Momentos chave do dia 25 de Abril: do golpe militar à queda de Marcello Caetano, da instauração de um governo provisório à publicação da primeira Lei em Democracia.

Catarina Solano de Almeida

Inês M. Borges

24 horas na História de um país, que começam na noite de 24 de abril com um grupo de militares revoltosos a estabelecer um Posto de Comando e a colocar em prática um minucioso plano que envolvia unidades militares em todo o pais até ser publicada a primeira Lei da democracia que dissolveu todos os órgãos do Estado Novo, destitui de funções todos os seus responsáveis e instituiu um Governo provisório, atribuindo o poder à Junta de Salvação Nacional.

Uma cronologia dos principais momentos da madrugada do dia 25 de Abril de 1974 que culminaram na Revolução dos Cravos.

O início do fim de 48 anos de ditadura

Às 22h00 de 24 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) instala o Posto de Comando (PC) no Regimento de Engenharia 1 (RE 1) na Pontinha, para dirigir a “Operação Fim de Regime”.

Estão presentes o Major Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão-Tenente Vítor Crespo, Major Sanches Osório, Ten-Cor. Garcia dos Santos, Ten-Cor. Fisher Lopes Pires. Junta-se mais tarde Major Hugo dos Santos. O Capitão Luís Macedo, oficial da unidade, garante a segurança do PC, o Major José Maria Azevedo dá apoio.

Às 22h55 é transmitida a primeira senha: a canção "E depois do Adeus", cantada por Paulo de Carvalho, é emitida pelos Emissores Associados de Lisboa.

Às 00h20 de 25 de Abril de 1974 é iniciada a operação militar “Fim de Regime” com unidades militares pelo país a executar o plano do MFA.

Começam a ser postos em marcha os planos delineados para as várias unidades militares pelo país, desde Lisboa - como o Regimento de Artilharia Ligeira 1 (RAL1), Escola Prática de Administração Militar (EPAM), Escola Prática de Infantaria (EPI) de Mafra - passando por Santarém, Viseu, Viana do Castelo…

“Os oficiais e sargentos foram informados dos acontecimentos e convidados a aderir. Os que recusaram foram detidos. As praças foram armadas.” Associação 25 de Abril.

De 25 de Abril de 1974 a 25 de Novembro de 1975

A 25 de Abril de 1974 foi derrubado um regime ditatorial de 48 anos, determinado um fim a uma guerra colonial iniciada 13 anos antes, prometidas eleições livres e um regime democrático.

Até novembro de 1975, procedeu-se à descolonização: as colónias africanas tornaram-se países independentes - Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O país viveu, até finais de 1975, o Processo Revolucionário em Curso (PREC), assistiu a várias tentativas de golpe e elegeu uma Assembleia Constituinte. O princípio do fim do PREC só aconteceu depois do 25 de novembro de 1975.

Últimas