Economia

Boa notícia para quem tem crédito à habitação: prestação da casa volta a descer

É um boa notícia para quem tem crédito à habitação: a prestação vai voltar a descer este mês para contratos com taxa variável. A última vez que as médias da Euribor estavam tão baixas foi no final de 2022.

SIC Notícias

Para entender melhor o impacto, vamos tomar como exemplo um financiamento de 150.000 euros a 30 anos, com um 'spread' de 1%, que é a margem de lucro do banco. Considerando a taxa de juro Euribor a 12 meses, a redução na prestação será de cerca de 110 euros em comparação com março do ano passado, fazendo com que a prestação mensal seja de 665,80 euros.

Se o crédito for com a Euribor a 6 meses – a taxa mais comum em Portugal – a diminuição será de 83 euros, o que implica uma prestação de 670 euros. Já para contratos com Euribor a 3 meses, a redução será de 41 euros, resultando numa prestação de aproximadamente 676 euros.

Desde o início de 2023, quem tem crédito à habitação com taxa variável tem experimentado reduções mensais no valor da prestação.

De acordo com Nuno Rico, da DECO-Proteste, “temos os valores mais baixos desde 2022.” No entanto, alerta que, embora estas descidas representem um alívio para muitas famílias, ainda estão acima dos valores registados há três anos, quando as taxas Euribor estavam negativas.

As expectativas para o futuro não são claras, e não há garantias de que as taxas continuem a descer.

Últimas