O ministro das Finanças está confiante na capacidade da Zona Euro para aguentar com “crises em países grandes”. Miranda Sarmento diz que o sistema “robusto” e “resiliente” resulta das lições aprendidas nas crises anteriores.
“Há confiança necessária para a [Zona Euro] não se deixar abalar por crises em países grandes como é o caso da França”, diz.
Miranda Sarmento acredita ainda que França encontrará uma solução de Governo estável que permita melhorar a situação orçamental e da dívida pública.
Recorde-se que o Governo francês caiu na semana passada na sequência da aprovação de uma moção de censura no Parlamento. O Presidente irá agora nomear um novo primeiro-ministro, já que não pode convocar novas eleições antes de julho de 2025.
A moção de censura ao Governo francês foi anunciada depois de ter sido apresentado o orçamento da Segurança Social para 2025, que o chefe do Executivo francês decidiu adotar sem votação parlamentar.
O país corre o risco de uma crise financeira ligada ao nível de confiança dos mercados na capacidade das autoridades públicas de contrair empréstimos a taxas baixas.
França é a segunda maior economia da zona euro, a seguir à Alemanha, e é o segundo destino das exportações portuguesas.