Economia

Natal: 42% dos portugueses não usa os presentes que recebe, meias são o menos apreciado

Mais de 40% dos portugueses não usa as prendas que recebe no Natal e 25% volta a oferecer a outras pessoas. Mas como será o consumo dos portugueses? Qual o presente mais oferecido? Um estudo dá-lhe estas e outras respostas.

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Rita Rogado

A menos de um mês para o Natal, as ruas e centros comerciais estão já "vestidos" de luzes e enfeites. Com a decoração, aparece o espírito natalício e os portugueses começam a pensar nas prendas para amigos e familiares. Mas como é o consumo dos portugueses nesta altura? Será que gostam dos presentes que recebem? Quais serão as prendas mais escolhidas? Vamos por partes.

Em média, os portugueses oferecem oito presentes. Uns mais, outros menos, mas a média é essa.

Cerca de 60% dos inquiridos diz gastar, no total, até 250 euros em prendas.

Sabe qual é a mais oferecida? Os famosos chocolates. É a escolha de 60% das pessoas. Há para "todos os gostos e feitios" e enchem corredores inteiros dos supermercados e doçarias.

Para oferecer a familiares, a moda é o setor de eleição. Os presentes mais procurados são roupa e calçado.

O centro comercial, por ter lojas reunidas num só espaço, pela diversidade de oferta e pela facilidade de estacionamento, é o local preferido de 85% dos portugueses para as compras.

A maior parte (67%) tenta comprar as prendas na Black Friday, altura em que muitas lojas têm promoções.

O estudo de mercado, que reflete os comportamentos da população portuguesa nas compras, é da Sonae Sierra e pretende consciencializar para uma maior reflexão e planeamento na altura do Natal.

Participaram no estudo portugueses entre os 18 e 64 anos, residentes em Portugal. A informação foi recolhida em julho.

Presentes que não gostam

Cerca de 3 milhões de portugueses recebe presentes que não gosta. E sabe qual é a prenda menos apreciada? Meias.

Contudo, mais de metade dos inquiridos prefere não demonstrar o desagrado.

Quanto a quem oferece, 91% mostra-se frustrado se percebe que a prenda não agrada à outra pessoa.

De acordo com o estudo, 42% não usa as prendas que recebe e 25% volta a oferecer a outras pessoas.

O estudo revela ainda três comportamentos típicos dos consumidores:

  • “Teleguiado” (30%): aquele que precisa de ajuda de alguém próximo para saber o que comprar;
  • “Fica para mim” (19%): aquele que escolhe prendas com base nos seus próprios gostos;
  • “Influencer” (17%): aquele que se preocupa com presentes e embrulhos estéticos serem partilhados nas redes sociais.
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