País

É a ‘peak season’: CTT chegam a entregar mais de 1 milhão de encomendas por dia na época de Natal

Entre a ‘Black Friday’ e o Dia de Reis, os correios não têm mãos a medir. Desde a pandemia, o número de pessoas a comprar online em Portugal subiu cerca de 70%, o que se traduz num aumento de trabalho para os distribuidores.

Marta Tuna

Humberto Candeias

Margarida Bento Campos

Os CTT garantem que reforçaram os meios para dar resposta ao número de encomendas no Natal. Durante esta época, os correios chegam a entregar mais de 1 milhão de encomendas por dia.  

É a chamada peak season - a época alta – que, para os CTT, corresponde ao período entre a Black Friday e o Dia de Reis e é sinónimo de um duplicar do número de encomendas.  

Nesta altura, só ao centro de logística do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa chegam cerca de 200 mil encomendas por dia. 

“Temos dias de pico em que atinge os 500 mil objetos”, admite António Guilhoto, diretor de operações dos CTT.   

O número de entregas pode chegar a 1 milhão por dia, em toda a Península Ibérica. 

Para dar resposta ao aumento de fluxo durante estas quatro semanas, neste centro, há mais 200 trabalhadores, num total de 700. A nível nacional, são ainda mais. 

Os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, desde a pandemia, o número de pessoas a comprar online em Portugal subiu cerca de 70% - o que se traduz num aumento de trabalho para os distribuidores, como os CTT. 

Últimas