A moeda digital Bitcoin atingiu quase 90 mil euros por unidade, o valor mais alto de sempre. Os investidores acreditam que uma nova administração norte-americana, liderada por Donald Trump, vai permitir ao mercado das criptomoedas crescer nos próximos anos e abrir-se a novos negócios.
O futuro Presidente prometeu, durante a campanha eleitoral, tornar os Estados Unidos na “capital mundial do bitcoin e das criptomoedas”, alterando toda a equipa que lidera a agência reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos, e que tem sido muito conservadora em relação às criptomoedas.
Além disso, Trump defendeu a criação de uma comissão de eficiência proposta pelo empresário Elon Musk, que conduzirá a uma auditoria abrangente do Governo federal e recomendará "reformas drásticas".
A cotação da Bitcoin, um tipo de investimento cada vez mais procurado, tem disparado nos últimos anos e a perspetiva de uma regulação mais favorável está a levar à sua subida de valor.
A reeleição de Donald Trump foi uma boa notícia para os investidores, que acreditam que o futuro presidente vai diminuir a regulação sobre o setor, existindo cada vez mais que pensam que a Bitcoin vai chegar à marca histórica dos 100 mil dólares muito em breve.
Algumas empresas que negoceiam em criptomoedas estão a dizer aos clientes para comprarem o máximo que conseguirem, apesar de outras aconselharem “cautela” até ao futuro presidente chegar à Casa Branca.
Desde que Donald Trump ganhou, as criptomoedas já cresceram mais de 30%.