Economia

Alterações ao MB Way vão sair caras, qual é a alternativa?

A DECO alerta para o risco do aumento das comissões do MB Way devido a uma alteração que a SIBS está a preparar. A aplicação passará a ter associada uma conta bancária em vez do cartão multibanco, o que poderá levar ao aumento das taxas. O economista da Deco, Vinay Pranjivan, e o jornalista da SIC, Pedro Andersson, explicam o que está em causa e qual a possível solução.

SIC Notícias

A SIBS, dona do multibanco, está a preparar uma alteração ao funcionamento do MB Way. A empresa privada que gere a aplicação pretende que as transferências entre cartões passem a transferências bancárias imediatas. Em vez de ter o cartão associado ao MB Way passará a estar associada uma conta bancária.

As transferências imediatas através dos canais bancários têm um custo associado, mas se for feita através do MB Way esse custo está limitado, e em alguns casos isento de comissão, por ser realizada entre cartões.

Ainda não se conhecem os detalhes técnicos desta nova funcionalidade, mas a DECO é da opinião que tem de ser o utilizador a escolher se quer associar um cartão ou uma conta ao MB Way.

Também o Banco de Portugal está a acompanhar o caso e a avaliar o impacto de um eventual aumento de comissões, assim como o Ministério da Economia que “admite ajustar a legislação em vigor” com o objetivo de defender os interesses dos consumidores.

Últimas