Economia

Preço do gás de garrafa mantém-se sem grandes alterações este mês

Em média, uma garrafa de gás butano de 13 quilos, a mais comum para o consumo doméstico, está a ser vendida a mais de 32 euros.

SIC Notícias

Depois de um ano a subir, o preço do gás de garrafa teve uma descida em junho e mantém-se sem grandes alterações este mês. Ainda assim, o preço é dos mais elevados dos últimos 5 anos.

Em média, uma garrafa de gás butano de 13 quilos, a mais comum para o consumo doméstico, está a ser vendida a mais de 32 euros.

Há um ano, o consumidor pagava menos de 30 euros. Um valor que no final do mês, faz diferença na carteira dos portugueses, porque muitas famílias precisam de duas ou três garrafas de gás por mês, para cozinhar e tomar banho.

Em junho deste ano, mais de 2 milhões e duzentas mil famílias, estavam dependentes deste tipo de gás, por falta de abrangência da rede nacional de gás natural.

Desde 2019, que os preços não eram tão altos: foram apenas ultrapassados pelos valores atingidos entre abril e julho de 2022.

Nessa altura, os preços praticados, levaram a uma intervenção do Governo para regular o valor de venda ao consumidor.

De acordo com uma análise da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, 50% do preço que os portugueses pagam pela botija de gás, vai para o percurso entre a saída da refinaria e a porta do consumidor final.

Últimas