O salário médio na função pública subiu 6,6% no primeiro trimestre deste ano e ultrapassou pela primeira vez os 2.000 euros brutos.
Em janeiro deste ano, a remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.730,20 euros, o que corresponde a mais 6,4% que em igual período de 2023.
Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, esta subida resultou do "efeito conjugado" da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis salariais, de medidas de valorização que foram aprovadas e da atualização do valor do salário mínimo, que se traduziu numa Base Remuneratória da Administração Pública de 821,83 euros.
Quanto ao ganho médio mensal esse superou pela primeira vez os 2.000 euros brutos (2.043,5 euros janeiro) na função pública. Um aumento de mais 6,6% relativamente ao período homólogo.
No emprego houve uma subida de 0,5 por cento em março em relação a igual período do ano passado. O setor das administrações públicas registava 748.870 postos de trabalho.