Economia

Centeno acredita que taxas de juro vão descer em junho

O governador do Banco de Portugal espera uma redução "gradual" das taxas de juro e responde às declarações do ministro das Finanças sobre os resultados negativos da instituição.

Carolina Rico

Mário Centeno acredita que as taxas de juro vão descer no próximo mês, mas recusa antecipar um valor.

“Todos temos uma expectativa - o mercado tem uma expectativa - de que o movimento de redução das taxas de juro se inicie em junho. A decisão vai ser tomada em junho, qualquer que ela seja, portanto não vou antecipar a essa decisão.”

Em declarações aos jornalistas esta quinta-feira, durante a apresentação do Relatório do Conselho de Administração de 2023, o governador do Banco de Portugal defendeu que a redução das taxas deve ser feita de forma “gradual” e “não repentina”.

O BCE vai voltar a reunir-se no dia 6 de junho e a expectativa dos analistas aponta para um corte de 0,25 pontos percentuais ou mais.

BdP informou Governo “dentro dos prazos legais”

Sobre o facto de o ministro das Finanças ter demonstrado “surpresa, espanto e preocupação” a propósito dos resultados negativos do Banco de Portugal registados no ano passado, Mário Centeno explica que só falou com Joaquim Miranda Sarmento depois proferidas destas declarações.

“Obviamente falei, quer com o anterior ministro das Finanças, quer com o atual ministro das Finanças sobre esta matéria”, aponta, com a ressalva: “não há nenhuma razão para concluir que a minha reunião com o senhor ministro das Finanças foi antes do dia 11 de abril. Na verdade, não foi.”

Ainda assim, o governador do Banco de Portugal garante que apresentou as contas da instituição no prazo legal.

“O Banco de Portugal tem um único detentor de capital, que é o Estado, apresenta as contas ao ministério das Finanças, que é o representante do Estado nessa condição de acionista dentro dos prazos legais. Fê-lo desta vez também”, assegura Centeno.
Últimas