Economia

Inflação sobe em janeiro com fim do IVA Zero e aumento da energia

Após 4 meses de abrandamento, a inflação subiu. No mercado de Benfica, em Lisboa, quem compra diz que a vida está mais cara. "Muda de um dia para o outro, é uma diferença grande".

João Tomás

Gonçalo Soares

Marco Neiva

A inflação subiu para 2,3% em janeiro, depois de quatro meses de abrandamento. O impacto nos preços de bens comuns já se faz sentir com os comerciantes e compradores a dizerem a variação é diária.

A inflação terá disparado em janeiro para 2,3% - uma subida de 0,9 pontos percentuais face a dezembro. Segundo a estimativa rápida do INE, a subida deve-se ao aumento dos preços da eletricidade e do fim do IVA Zero.

Com o novo ano, também passou a haver ajustes nos preços e aumentos salariais. Apesar da subida da inflação, no mercado de Benfica, os comerciantes notam que em alguns produtos os preços baixaram.

A inflação critica que exclui os alimentos não transformados e energéticos continua numa rota descendente, e é para este indicador que os governadores dos bancos centrais da Zona Euro olham quando têm que decidir se aumentam ou cortam nas taxas de juro.

Últimas