Economia

BCE mantém taxas de juro inalteradas na primeira revisão do ano

A decisão vai ao encontro das previsões, que indicavam que as taxas ficariam inalteradas. O BCE atenua, assim, as expectativas de uma rápida redução das taxas com a descida da inflação.

Michael Probst

SIC Notícias

O Banco Central Europeu (BCE) manteve esta quinta-feira as taxas de juro inalteradas, decisão que sai da primeira reunião de 2024. Em dezembro, na última revisão do ano passado, os banqueiros centrais já tinham optado não fazer qualquer alteração às taxas de juro.

Em comunicado, o Conselho do BCE explica que “as taxas de juro diretoras do BCE estão em níveis que, se forem mantidos por um período suficientemente longo, darão um contributo substancial” para reduzir a inflação para os 2%.

A taxa de juro estão fixadas em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.

A decisão marca uma pausa no ciclo sem precedentes de aperto monetário que o levou a aumentar as taxas dez vezes desde meados de 2022.

As probabilidades de a instituição de Frankfurt relaxar a política monetária antes do verão são baixas, avisaram os banqueiros centrais em declarações recentes.

O BCE mantém-se cauteloso, num contexto de múltiplas crises, com destaque para os preços da energia menos previsíveis no contexto da guerra entre Israel e o Hamas e a crise no Mar Vermelho, que também está a aumentar os custos dos transportes.

Últimas