Economia

Centeno acredita que taxas de juro vão baixar bastante, mas não voltarão a valores pré-covid

O governador do Banco de Portugal esteve numa escola em Castelo Branco e foi confrontado com perguntas sobre a crise política. Mário Centeno afastou a ideia de um país corrupto.

Pedro Galego

José Louro

Numa aula em Castelo Branco, o governador do Banco de Portugal acredita que as taxas de juro vão baixar bastante, mas nunca voltarão aos valores antes da pandemia.

O governador do Banco de Portugal vestiu o papel de professor de economia, mas as perguntas mais difíceis foram colocadas pelos alunos. Centeno não se esquivou.

Na aula de uma hora e meia numa escola secundária em Castelo Branco, Mário Centeno falou de política monetária e do porquê de as taxas de juro terem quase estrangulado os vários agentes económicos.

Com a inflação a estabilizar, o governador do Banco de Portugal partilhou ainda com os jovens uma visão otimista para o futuro sobre a credibilidade do país.

A sessão terminou sem comentários de Centeno sobre a próxima reunião do Banco Central Europeu, de onde se espera que saiam notícias sobre um novo alívio dos mecanismos de controlo da inflação no espaço do euro.

Últimas