O grupo espanhol Inditex, que detêm marcas como a Zara, Pull&Bear ou Massimo Dutti anunciou o lançamento do ‘Pre-Owned’, uma plataforma de reparação, venda entre clientes e doação de peças de roupa usadas, em 14 novos países europeus, incluindo Portugal, no dia 12 de dezembro.
Esta iniciativa, disponível no site, na aplicação móvel e das lojas Zara, permitirá aos consumidores pedir a reparação de qualquer peça de roupa usada, independentemente da altura em que foi adquirida.
Quem pretende vender ou comprar artigos usados, a plataforma está organizada por categorias, com uma informação detalhada sobre cada produto, incluindo imagens fornecidas pelo vendedor, como já é praticado em algumas plataformas de venda em segunda mão.
Os clientes da marca poderão ainda pedir a recolha ao domicílio de roupa usada, de qualquer marca, para ser doada a organizações sem fins lucrativos.
Para além de Portugal, esta plataforma estará disponível em Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
A ‘Pre-Owned’, que já está operacional no Reino Unido há um ano e em França desde setembro deste ano, faz parte dos compromissos de sustentabilidade da Inditex para os próximos anos.
O grupo espanhol tem como objetivo de implementar serviços de circularidade nos seus principais mercados até 2025, pretendendo reduzir em mais de 50% as emissões até 2030.