Economia

OE2024: Costa mostra-se disponível para negociar com o Livre para alterações na especialidade

Esta posição do primeiro-ministro foi transmitida a Rui Tavares na resposta que deu na segunda ronda de perguntas de 21 deputados no primeiro de dois dias de debate parlamentar na generalidade da proposta de Orçamento para o próximo ano.

ANTÓNIO COTRIM/Lusa

SIC Notícias

Lusa

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira ao deputado do Livre, Rui Tavares, que o Governo está disponível para negociar algumas das suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024, salientando que assim aconteceu em exercícios orçamentais anteriores.

Esta posição de António Costa foi transmitida a Rui Tavares na resposta que deu na segunda ronda de perguntas de 21 deputados no primeiro de dois dias de debate parlamentar na generalidade da proposta de Orçamento para 2024.

Na sua intervenção, Rui Tavares considerou relevante o avanço conseguido em termos de justiça social com a criação de um passe ferroviário para os comboios interurbanos e regionais -- uma proposta que partiu da sua força política. O deputado do Livre defendeu depois que essa medida deveria agora ser alargada aos comboios inter-regionais e intercidades.

A resposta de António Costa foi genérica e, sobretudo, política.

"Obviamente temos toda a disponibilidade e interesse em prosseguir o debate que tem sido construtivo ao longo destes orçamentos consigo, designadamente relativamente à política de transportes públicos e à possibilidade de podermos ver em que medida é possível alargar as condições para a utilização de passes no conjunto dos transportes públicos", declarou.

O Livre de Rui Tavares, que entrou para o parlamento nesta legislatura, absteve-se nas votações finais globais dos orçamentos para 2022 e 2023.

Últimas