Economia

Habitação em Portugal: preço das casas aumentou mais de 50%

As zonas mais afetadas são as grandes áreas metropolitanas, em que o metro quadrado tem ficado cada vez mais pequeno e o seu valor cada vez maior.

João Maldonado

O preço das casas em Portugal está a aumentar cada vez mais. Nos últimos cinco anos, os preços subiram mais de 50%, sobretudo nas grandes áreas metropolitanas.

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto são das que têm ficado mais caras e é em Lisboa que estará o metro quadrado mais alto: 3.736 euros.

Contrasta com Anadia, onde o metro quadrado está nos 775 euros. Existem em Portugal 308 concelhos, em pelo menos 66 o preço das casas subiu mais de 50% desde 2018.

O estudo é do Instituto Nacional de Estatística e é citado pelo Jornal de Notícias. Nestes dados, o preço do metro quadrado está abaixo dos mil euros. apenas em 24 municípios.

Na União Europeia o preço das casas até pode estar a diminuir, cerca de 1% mais baixo comparando o segundo trimestre deste ano com segundo trimestre do o passado.

Portugal é o quarto país da União Europeia em que os preços mais subiram, um aumento a rondar os 9%. Preços mais caros, mas a oferta tem diminuído. De acordo com o JN, existe uma queda de 40%, nos últimos dez anos.

O capital necessário para dar entrada numa casa está também a aumentar.

Últimas