A agência de notação financeira Fitch decidiu esta sexta-feira subir o 'rating' (avaliação) de Portugal de "BBB+" para “A-”, colocando o país no patamar de ratings “A” pela primeira vez em 12 anos.
"A agência de notação financeira Fitch melhorou esta sexta-feira o ‘rating’ que atribui ao risco da dívida da República Portuguesa para “A-”, com perspetiva estável, colocando o país no patamar de notações “A” (A-/A/A+) pela primeira vez desde 2011. ", lê-se num comunicado enviado pelo Ministério das Finanças.
A Fitch justificou esta decisão com o facto de Portugal se destacar na "redução da dívida pública e do défice orçamental, o crescimento da economia e a resiliência do seu sistema financeiro, valorizando "o forte compromisso do governo com a consolidação das Finanças Públicas".
O ministro das Finanças diz que "a recuperação de uma posição entre as economias com menor risco da dívida pública traduz-se em juros mais baixos para as famílias e as empresas portuguesas."
"Portugal consegue a melhor avaliação de risco da sua dívida pública em 12 anos. A sucessão de avaliações positivas pelas agências de notação de risco confirma a relevância da estratégia de redução de dívida promovida pelo Governo, visando defender a economia. (...) A contenção de custos de financiamento é particularmente importante no atual contexto de subida generalizada de taxas de juro.", reagiu Fernando Medina.
A Fitch é a segunda agência a avaliar Portugal neste patamar, depois da DBRS ter subido o rating nacional em julho.