Xi Jinping vai ser a ausência mais notada na reunião do G20 do próximo fim-de-semana. O presidente chinês vai faltar à cimeira num momento em que a economia chinesa está a mostrar sinais preocupantes.
Há edifícios por terminar e autoestradas completamente vazias, como conta a reportagem da Sky News, parceira da SIC, no sudoeste da China.
Na cidade de Zunyi há uma estrada que diz muito sobre o estado da economia chinesa: uma via rápida de vários milhares de milhões de yuans, um lado inacabado e abandonado, símbolo de um sistema que está em dificuldades.
Apenas um pequeno números de habitantes se manteve na cidade, os que resistem vivem num limbo de incerteza. Dizem que não há dinheiro, o Estado deixou os projetos a meio.
O problema atual é que a China está com uma dívida altíssima, e não resta mais nada para construir, deixando cidades, como Zunyi, inacabadas.
Embora especialistas afirmem que será improvável a economia chinesa entrar em crise, a era do crescimento milagroso acabou e será o povo que irá pagar esse abrandamento.