Economia

Salário médio de trabalhadores por conta de outrem aumentou quase 100 euros

O Governo diz que o salário médio dos trabalhadores por conta de outrem aumentou quase 100 euros, em relação ao ano passado. E sublinha que superou o valor da inflação.

SIC Notícias

Da análise feita às contribuições declaradas à Segurança Social por trabalhadores dependentes em maio de 2023 salta um número à vista: o aumento do salário bruto médio de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Passou de 1262,59 euros para 1358,18, quase 100 euros a mais na folha de vencimento dos trabalhadores por conta de outrem.

Do relatório estatístico publicado pela segurança social e noticiado esta quarta-feira pelo diário de notícias, pode ainda concluir-se que em maio, o salário médio ultrapassou o valor da inflação do mês de 4% e começou a haver um ganho no poder de compra dos trabalhadores em relação ao aumento do custo de vida.

Um ganho real que não se registou na evolução acumulada entre janeiro e maio em que o aumento total dos salários foi igual à inflação.

Em relação aos subsídios de desemprego, os dados da segurança social revelam que, em junho, o valor médio do apoio subiu, mas só chegou a pouco mais de metade da população ativa sem trabalho.

Últimas