Economia

Galamba sobre aeroporto em Santarém: "Apontei apenas uma condição que é incontornável"

São necessários 25 estudos para a avaliação do futuro aeroporto e o relatório final sobre a localização deverá ser entregue ao Governo até ao final do ano.

SIC Notícias

Os estudos para a localização do novo aeroporto estão atrasados meio ano. Vários critérios, várias dimensões de análise para além dos quilómetros, no entanto João Galamba voltou, esta segunda-feira, a antecipar o relatório final e a sublinhar a distância para Santarém.

“Há uma coisa que lhe garanto sem ainda ter visto o relatório final é que não vai dizer que 80 quilómetros é perto, mas como já disse no Parlamento, isso não é positivo nem negativo para nenhuma localização, é apenas um facto. Todas as localizações têm diferentes vantagens e desvantagens, apenas apontei uma que é incontornável. Estamos a falar, de facto, de uma distância longa”, comentou o ministro das Infraestruturas.

A Comissão Técnica Independente só agora começou a ver desbloqueada a contratação dos 25 estudos necessários para a avaliação do futuro aeroporto. O relatório final sobre a localização deverá ser entregue ao Governo até ao final do ano.

De acordo com a coordenadora da comissão, as verbas ainda não estavam disponíveis em janeiro e, segundo o Jornal de Negócios, o contrato da comissão é até março de 2024 e tem um orçamento de dois milhões e meio de euros.

Há nove localizações possíveis a ser avaliadas. A consulta pública para a segunda etapa será lançada em breve.




Últimas