Economia

Mulher de João Galamba vai sair do Ministério das Finanças no final do ano

Depois dos esclarecimentos do ministro das Finanças, o diretor-geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças informa que Laura Cravo “já manifestou” a intenção de não continuar no cargo.

João Galamba
ANDRÉ KOSTERS/Lusa

SIC Notícias

Lusa

Em virtude das notícias dos últimos dias e no sentido do “cabal esclarecimento da realidade”, o diretor-geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças, José Carlos Azevedo Pereira, esclarece a polémica nomeação que envolve Laura Cravo, mulher do ministro João Galamba.

No ponto nove, de um comunicado de 13 alíneas, lê-se que: “A renovação anual para 2023, que a Dra. Laura Cravo já manifestou que pretende que seja a última, está já instruída e em fase de autorização final”.

O diretor-geral do GPEARI confirma que Laura Cravo manteve o salário que auferia até 1 de novembro de 2020 na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). “Ficou definido que o GPEARI suportaria o valor do salário base de origem da trabalhadora nos termos do contrato que esta celebrou com a CMVM em 6 de julho de 2015, incluindo os respetivos encargos da entidade patronal para a Segurança Social”, refere.

Azevedo Pereira explica ainda que as funções de coordenação após a saída do diretor do departamento de serviços financeiros foram atribuídas a Laura Cravo “por comprovadamente deter as competências técnicas especializadas necessárias e ser a pessoa com mais experiência e perfil mais adequado entre os técnicos da área a trabalhar no GPEARI” e “não lhe foi atribuída qualquer remuneração adicional por esta tarefa”.

No comunicado, o diretor do GPEARI corrobora as declarações do ministro Fernando Medina, mencionando que “a indicação para a coordenação técnica não implica nem corresponde a uma nomeação para cargo dirigente da Administração Pública”.

Esta polémica surgiu com a publicação de uma notícia da TVI, no início da semana, que dava conta de que Laura Abreu Cravo, mulher do atual ministro das Infraestruturas, João Galamba, coordena há um ano o departamento de Serviços Financeiros no Ministério das Finanças, liderado por Fernando Medina, embora a nomeação nunca tenha sido publicada em Diário da República (DR).

Últimas